Gostou do artigo? Compartilhe!

Onde tratar da dor?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo
Como tratar a dor?
  Ampliar  

Como tratar a dor?

Síndrome Dolorosa Miofascial: a Fisioterapia pode aliviar as dores?
Você já sentiu alguma dor forte em um lugar do corpo, depois de outro lugar ser pressionado?

Se sim, talvez você precise entender um pouco mais sobre a síndrome dolorosa miofascial, ou apenas síndrome miofascial.

Ela é desencadeada através de um toque em um dos pontos, que são chamados de gatilho, gerando dor em outros pontos menos específicos também.

A síndrome miofascial pode causar bastante desconforto, e por isso, se você tem interesse em saber como aliviar suas dores em Rio Preto, esse artigo abordará esse tema.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre ela e para descobrir como reduzir seus sintomas!

O que é síndrome miofascial?

Como já foi dito anteriormente, a síndrome miofascial é uma dor aguda formada a partir do toque a um ponto específico.

Esses pontos específicos são chamados de gatilhos e podem ser causados por inúmeros fatores, como postura incorreta, atividade física excessiva, muitas pancadas localizadas no mesmo lugar, estresse em excesso e etc.

Alguns locais são mais comuns, como pescoço, costas e ombros, mas também é possível encontrar em outras áreas.

Como é possível fazer a identificação da síndrome miofascial?

As dores relacionadas à síndrome miofascial costumam piorar bastante quando a pessoa acometida, pratica exercícios físicos.

Mas, quando a condição já está em um nível um pouco mais avançado, como depois de 12 semanas, é possível que a dor ocorra até mesmo durante o período de repouso.

O diagnóstico completo pode ser feito por um fisioterapeuta ou médico da dor em São José do Rio Preto.

Além da dor, principal sintoma da síndrome miofascial, podemos destacar também:

Rigidez muscular ou aumento da tensão muscular onde a dor é mais intensa;
Redução e limitação dos movimentos;
Muita dor ao pressionar o ponto que sofreu tensão;
Pontos mais rígidos em toda a extensão do músculo, mais conhecidos como pontos gatilho;
Alívio imediato da dor após realização de alongamento.
Tratamento para as dores que a síndrome pode causar.

O tratamento da síndrome miofascial costuma ser feito em conjunto, do ortopedista com o fisioterapeuta, podendo combinar diferentes tipos de cuidado para que o paciente alcance o maior alívio possível dos sintomas.

Entre as opções de tratamento, podemos citar:

Fármacos: É muito comum o uso de anti inflamatórios e analgésicos para o tratamento da dor da síndrome miofascial, além de relaxantes musculares. Eles podem ser de uso tópico, como cremes, loções, sprays, ou orais, como comprimidos e gotas.

Compressas com água quente: Combinando com os alongamentos, a prática de utilização de bolsa térmica pode aliviar a inflamação, reduzindo a dor. O ideal é que essa prática seja feita de 2 a 3 vezes no dia, por 20 minutos.

Alongamentos: Dedicando tempo a alongamentos que estiquem o músculo, da maneira correta, por até um minuto de cada vez, os benefícios não serão somente para alívio da dor da síndrome miofascial, mas para uma melhor qualidade de vida. Os alongamentos ajudam na postura, além de trazerem inúmeros benefícios para todo o corpo, diminuindo dores crônicas, melhorando o bem estar.

Liberação miofascial: Para que ocorra a liberação miofascial, é necessário pressionar e friccionar o gatilho e o músculo, preferencialmente durante uma massagem para que a dor seja menor. A utilização de bolas e rolinhos também pode ajudar na liberação desses gatilhos que causam tanta dor.

Outros tipos de tratamento: Também é possível fazer o uso de tratamentos alternativos, como acupuntura, crioterapia, laser, ultrassom, e etc.

Conclusão.

A síndrome dolorosa miofascial pode ser muito inconveniente, incomodando bastante o portador que precisa seguir com sua rotina diária.

Sendo assim, seguir as dicas dadas nesse artigo, pode ser um excelente tratamento da dor em São José do Rio Preto, e muito eficaz.

SOBRE DRA. SUELLEN LEMOS RAMOS SOUSA CAPUZZO
A Dra. Suellen Lemos Ramos Souza Capuzzo têm ampla experiência profissional no Tratamento da Dor em Mirassol - SP devido atuar na medicina de família e comunidade, há quase 10 anos e atualmente, cursando geriatria, sob a forma de pós-graduação, com domínio de atuação no tratamento da dor, com a modalidade de Fisioterapia, voltada para a reabilitação de pacientes com dor aguda e dor crônica.
 

Autor

Dra Suellen Lemos Ramos Sousa Capuzzo

Dra Suellen Lemos Ramos Sousa Capuzzo

Clínico Geral, Geriatra

Especialização em Medicina no(a) Universidade de Uberaba Mg.